Connect with us

Hi, what are you looking for?

Política

Câmara de Pirpirituba promove audiência pública e discute a situação hídrica no município.

Por meio de um Requerimento de autoria do vereador Presidente da Câmara, Ricarlleson, a Câmara Municipal de Pirpirituba promoveu na noite desta terça-feira (15) uma audiência pública que tratou da situação hídrica do município, que há um bom tempo vem sofrendo com o desabastecimento de água.

A audiência pública contou com populares que relataram as dificuldades enfrentadas com a falta de água nas torneiras. A moradora Jane do Conjunto Oliveira Lucena, destacou que chegam a passar mais de 15 dias sem água, assim como relatou o Pastor Eliseu ao citar a situação do Alto do Damião.

Os vereadores reforçaram as falas dos populares, frisando a necessidade de ações urgentes para solucionar estes problemas que vem causando sofrimento para a população.

A Deputada Camila Toscano que participou de forma remota disse que é assustador o fato de que passados dois anos após já ter procurado, juntamente com o Prefeito Didiu e vereadores, o governo do estado para buscar soluções para o problema, a situação ainda persiste, considerando ser um descaso do Governador João Azevedo na região. “Dois anos já seria o tempo suficiente para ter iniciado o projeto.” Disse a Deputada ao acrescentar que o brejo é muito esquecido pelo Governo do Estado, que enfrenta problemas em várias áreas.

Em resposta a Deputada Camila Toscano o Deputado João Gonçalves que também participou do evento disse que o Governo de João Azevedo é um dos mais compromissados com a região e que vem trabalhando de forma precisa nesse período de pandemia, e que não há descaso com o brejo. Destacou que o problema da água é conjuntural e que o mundo todo passa por problemas e que se faz necessário ações humanas, mas que também é preciso esperar pela natureza, porém acrescentou que o Governo do Estado tem ações para Pirpirituba e região, no tocante ao abastecimento de água.

Na Tribuna o vereador Ricarlleson destacou que a água não chega regularmente nas casas, mas que a conta mensalmente é entregue, e cobrou ações mais efetivas da Cagepa como carro pipa, poços artesianos e outras, e pediu que o Governo do Estado priorize as ações que venham beneficiar a população de Pirpirituba e do brejo.

De forma remota o vice-prefeito Marcos participou do evento e disse que as cobranças da população são constantes, e destacou que um dos principais problemas é a distribuição da água que chega em alguns lugares e outros não.

O Prefeito Didiu que remotamente participou da Audiência Pública, frisou o momento crítico que o município enfrenta com o desabastecimento de água no município e também lembrou que há cerca de 2 anos já havia provocado a Cagepa, junto com outros Prefeitos, a Deputada Camila Toscano e vereadores, visando encontrar soluções a curto e longo prazo, como aquisição de carro pipa, perfuração de poços e outras ações, mas que nada foi resolvido. Didiu informou que o município vem se organizando para atender melhor a população com carro pipa, e comunicou que esteve com a Senadora Daniele buscando liberar emendas para construção de cinco sistemas de abastecimentos na zona rural e mais de 60 cisternas.

O Gerente regional da Cagepa, Edson Araújo, disse que o problema que o município enfrenta não é por conta do sistema, que este tem recebido a manutenção e os reparos necessários para que esteja em amplo funcionamento, e que é interesse do órgão atender bem a população. O anúncio de ações veio do Diretor de Expansão da Cagepa, Ricardo Moisés, que representou o Presidente Marcos Vinícius.

Ricardo Moisés anunciou que há uma ação emergencial, que é a ligação da adutora de Guarabira para Pirpirituba, com água tratada, que deve ocorrer em até 15 dias e uma outra ação, esta definitiva, será a transposição da bacia da barragem de Araçagi para adutora de Pirpirituba, de onde será distribuída para outras cidades. Ricardo informou que o projeto está em andamento e que a previsão da obra é para o final de julho.

A Audiência Pública ainda contou com a participação de Ruy Filho, que representou o Deputado Federal Ruy Carneiro, que não pode participar por estar em outra Audiência.