Connect with us

Hi, what are you looking for?

Política

Comunicação IntraGestão é o grande desafio na Gestão Pública

Para o especialista em comunicação, Júnior Campos, a comunicação no ambiente interno das empresas é um desafio, e na Gestão Pública, este desafio é ainda maior. Ele considera que a falta de um sentimento de pertencimento nos colaboradores prejudica a produtividade nas empresas e mais ainda na Gestão Pública. “Esse sentimento de pertencimento é provocado pela comunicação IntraGestão”. Pontua.

Consultor na Assessoria1 – Consultoria e comunicação, Júnior Campos diz que já teve a oportunidade de atuar em várias Prefeituras e em todas encontrou a falta de uma comunicação eficaz no ambiente interno. “Geralmente os prefeitos ou prefeitas reclamam que a comunicação não está funcionando, que a população não está sabendo o que está sendo feito. Aí eu faço uma análise interna e descubro que nem os colaboradores (funcionários públicos) sabem o que a Prefeitura está fazendo. É aí que está o problema; não posso pensar em comunicar a Gestão para o público externo, se nem mesmo o público interno (colaboradores) está acompanhando as ações.” Comenta o consultor e criador do conceito “Comunicação IntraGestão”, acrescentando que o colaborador deve ser o principal divulgador da Gestão.  

Júnior Campos acredita que a melhor maneira de ter o colaborador da Gestão Pública defendendo a Gestão é fazer com que ele saiba o que está acontecendo, é torná-lo agente ativo da comunicação. “Não sou imaturo e sei que há entre os colaboradores de uma Gestão Pública, aqueles que atuam politicamente contra o Gestor e que estes jamais falarão bem da Gestão porque têm seus interesses, mas têm os demais, que se instruídos e informados serão verdadeiros embaixadores da Gestão.” Defendeu.

Para o consultor a Comunicação IntraGestão permite alinhamento e motivação, pertencimento da equipe, potencialização de resultados positivos e minimização dos efeitos de crises. “Todos esses benefícios são alcançados quando a equipe é treinada e passa a ter a comunicação no ambiente interno como uma política.” Conclui.